26 de março de 2013

Etapa I - Circuito Athenas

A largada da primeira etapa do Circuito Athenas – Rio de Janeiro ocorreu na manhã deste domingo, 24, em frente ao Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial no Aterro do Flamengo.

O dia amanheceu com o tempo fechado, um domingo de manhã encoberta mais muito abafado. Por volta das 7h30 da manhã, uma equipe de treinadores começou a realizar o aquecimento para logo depois ser dada a largada, que ocorreu às 8h. Acredito que devido a outras atividades esportivas no Rio de Janeiro, como a Corrida Rocinha de Braços Abertos e a Caminhada contra o câncer na Lagoa Rodrigo de Freitas, o número de participantes nessa primeira etapa do Circuito Athenas pareceu reduzido, cerca de 5 mil pessoas inscritas. Porém, me pareceu que bem menos estavam presentes no Aterro no dia. Mas, mesmo assim a largada foi de muita energia e empolgação.



Com um clima que parecia estar perfeito muitos aproveitaram para dar uma esticada e assim melhorar o tempo. Eu fui um deles, mas para meu desânimo o efeito estufa do Aterro do Flamengo e mais a camisa da prova foram me abatendo... A sensação térmica era de uns 40º C na sombra e mais com a camisa que não proporcionava uma ventilação interna, dava uma sensação de 43ºC. O efeito de tudo isso causou a elevação dos níveis glicêmicos e me deixaram bastante fadigada para completar os 10 km em 01:08:51.


Pontos Positivos
  1. Largada pontual e rápida.
  2. O circuito nesta etapa disponibilizou mais postos de hidratação, praticamente a cada 2 km e água gelada.
  3. Placas de identificação bem posicionadas e de fácil visualização.
  4. Dispersão dos atletas bem rápida e sem tumultos, várias baias de distribuição e em blocos separados, frutas, isotônico e medalha.
  5. A organização tem ouvido as opiniões dos corredores e melhorado os eventos a cada etapa.
Pontos Negativos
  1. Retirada do kit em apenas 01(um) dia.
  2. A camisa da prova – Na cor preta aumentou a sensação de calor e o tecido não facilitava a respiração. Embora tenha sido uma das mais bonitas.
  3. Chegada dos 10 km juntamente com caminhantes, atrapalhou um pouco.

2 comentários:

Jorge disse...

Estive nesta prova, não correndo mais para dar uma forças aos amigos, que pena que não te vi, mesmo assim parabéns...
Vc acha que 5 mil corredores são poucos? rsss...

Bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Cláudia Donelate disse...

Grande Jorge!

Tinham 5 mil inscritos, porém os que aparecerem para correr fora bem menos... O Aterro não ficou tumultuado deu para correr tranquilamente, diferente das últimas corridas...

Eh, pena que não lhe vi...

Abraços,