3 de maio de 2012

Corrida e diabetes


Hoje fiz gravação sobre Corrida e diabetes para o Programa VAMOS CORRER! que vai ao ar na Sexta-feira 11/05, às 21h30, na ESPN Brasil. Sou portadora de diabetes tipo 2 há 5 anos e resolvi fazer da corrida o meu remédio diário.


Com a freqüência nas corridas minha hipoglicemia foi se tornando constante e tive que mudar minhas planilhas de treino para não entrar num esquema de insulina. Descobri que numa corrida longa com ritmo leve a moderado os meus níveis glicêmicos baixam mesmo com a ingesta de 20g gel de carboidrato a cada 5km. Já as distâncias mais curtas e com velocidade elevam os níveis glicêmicos e me deixam fadigada. Essas descobertas me possibilitaram continuar correndo e até participar de maratonas, porém a monitorização da glicemia é diária. Em pessoas com DM2 que não fazem uso da insulina, o que  é o meu caso, os médicos recomendam no mínimo uma medida por dia. Contudo, deve-se realizar sempre que existir suspeita de hipoglicemia. 

Infelizmente para continuar participando de corridas longas, tive que me adequar a uma nova forma de correr e incluir alguns acessórios: monitorar a intensidade e a freqüência das corridas, gel de carboidratos, mochila de hidratação e glicosímetro.

De acordo com meu médico para o alcance do bom controle metabólico das pessoas com diabetes  mellitus é necessário que o profissional de saúde esteja embasado cientificamente, para programar as intervenções eficazes e atender às necessidades reais da pessoa com DM. Compreende-se que a tomada de decisão da equipe multiprofissional deve ser realizada baseada na avaliação criteriosa e individualizada de cada pessoa com diabetes mellitus, respeitando o aspecto subjetivo e cultural de cada indivíduo. Portanto, a minha decisão de não fazer uso medicamentoso para o controle da diabetes não foi aprovada inicialmente pelo médico e só após longos testes, resultados positivos e monitorização da glicemia diária que ainda permaneço sem fazer uso de medicamento. 

3 comentários:

Jorge disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
--ooO--(_)--Ooo--
Claudinha não sabia que vc era portadora de Diabetes? Mesmo assim se cuida querida e parabéns pela entrevista na ESPN...
Bom tenho uns amigos que são Ultras e são diabéticos caso vc precise de alguma orientação fale comigo que ponho em contato com eles. Se cuida viu pq não quero ver vc fora das corridas...

Bjs,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Cláudia Donelate disse...

Valeu Jorge!!!

Pode ter certeza que não estarei fora das corridas.... Elas são os meus melhores remédios...

Abraços,

Helena - Floripa/SC disse...

Olá, Cláudia.
Fico feliz em saber que você não desanimou em correr mesmo sendo diabética. Trabalho diretamente com os endocrinologistas e sei das recomendações quanto a prática esportiva "excessiva" e a diabetes. Continue monitorando e seja feliz.
Tbem tenho um bloguinho de corrida. Quando quiser apareça por lá.
Um beijo

Helena Vidal
correndodebemcomavida.blogspot.com
@correndodebem