13 de novembro de 2011

10K Corrida Panamericana


Nesta manhã de domingo, dia 13 de novembro aconteceu no Aterro do Flamengo a 10k Corrida Pan-americana.  Com um tempo nublado e um suave mormaço cerca de 6 mil atletas encararam mais uma vez o chão do Aterro.  E eu, claro estava presente para mais esse desafio depois de quase 1 mês  de repouso devido a uma forte infecção renal.  Loucura? Não! Correr também é bom para os rins, pois o aumento da circulação melhora a função do rim, que filtra o sangue e reduz o número de substâncias tóxicas que circulam pelo corpo.

A largada foi bem tranqüila rumo ao viaduto próximo ao aeroporto Santos Dumont e a marcação a cada km estava excelente. Comecei num ritmo moderado, mas não consegui manter após o quilômetro seis. Senti umas leves fisgadas na região da lombar e imaginei são os rins enviando sinais...

Assim, continuei a prova num ritmo leve e bem  tranqüilo, sabendo que deveria ter os cuidados para não prejudicar os rins e principalmente a saúde. Logo, conclui a prova em 1h, 06 min e 13s.

Desempenho na 10k Corrida Panamericana 2011.






3 de novembro de 2011

A Deuter te Ajuda a Trocar de Mochila!

Sabe aquela sua mochila velha, surrada, que está ocupando espaço em casa e você já não sabe o que fazer com ela? Pois então: esta mochila que já lhe trouxe muitas alegrias agora vai te trazer mais uma: Ela vai virar uma mochila Deuter!!!

Basta levar sua mochila velha para uma das lojas participantes da promoção e usá-la na compra de uma Deuter novinha. Sua mochila velha vale de R$ 70,00 (Hidro Lite 2, Hydro Lite 3 e Dakar 2) a R$ 120,00 (Linhas ACT Trail e ACT Lite) nessa compra. Esse valor será pago em qualquer mochila, independente do tamanho, marca ou estado.

 
Vejam mais destalhes no Site da Deuter

2 de novembro de 2011

Água na boca


Graças a novas pesquisas, a sabedoria convencional de quando e o que beber está evoluindo; saiba o que vem mudando e as recomendações que ainda permanecem as mesmas

Por Vanessa de Sá

Se há uma re­co­men­da­ção que ho­je pa­re­ce in­contes­tá­vel é: beba água. Ela é a subs­tân­cia mais abun­dan­te em nosso cor­po. Só pa­ra que se tenha uma ideia, dos 3,6 kg, peso médio de um re­cém- nascido, 2,7 kg são água. E ela não apenas ajuda a man­ter a forma das células, sendo uma das mais importantes unidades estruturais do organismo. Todas as reações químicas que ocorrem a todo instante dentro do nosso corpo acontecem em meio aquoso.
Mas como saber o quanto precisamos de fato? Será que todo mundo necessita mesmo ingerir 2 litros por dia? "Os 2 litros são baseados em cálculos aproximados de quanto um adulto gasta em funções como a respiração, só para citar um exemplo. Mas tudo depende, também, da diurese, ou seja, se você faz muito ou pouco xixi, da taxa de transpiração – algumas pessoas perdem muita água pe­lo suor –, do metabolismo, do nível
de condicionamento físico e até do clima", explica Ricardo Munir Nahas, diretor científico da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.
De acordo com Cláudio Novelli, especialista em Fisiologia do Exercício pela Unifesp, São Paulo, a conta foi feita para o sedentário padrão em um ambiente termoneutro, ou seja, no qual a tem­­peratura é controlada. "Em outras palavras, para um adulto que se mexe muito pouco durante um dia fresco, a quantidade mínima de líquido que deve ser ingerida é de 2 litros."

Beba quando sentir sede
Se havia uma recomendação que não deixava dúvidas, era a de que você deveria tomar água antes de sentir sede, pois ela é sinal de que o corpo já desidratou. Mas, em 2006, o mundo parece ter vindo abaixo. Foi quando a IMMDA, a associação internacional dos diretores médicos de maratonas, lançou um documento que dizia basicamente o seguinte: "Beba quando estiver com sede. Se não é o caso, tente se abster de beber. Não se sinta compelido a ingerir líquidos a cada posto de hidratação nem siga o que outros corredores estão fazendo. A necessidade de fluidos varia de pessoa a pessoa." Foi o que bastou para que parte da comunidade médica botasse a boca no trombone contra essa advertência.
O fato é que evidências científicas vêm mostrando que a sede, na verdade, protege os atletas dos perigos de beber de menos ou de mais e dá um feeback em tempo real do balanço interno de fluidos. "O ser humano bebe para proteger o ambiente interno, não para garantir que não se perca peso durante a atividade física. Se ele o fizer de acordo com a sede, tomará segundo o modo com o qual o corpo humano e o de todos os outros animais foi projetado. Deveríamos orientar os animais a beberem antes de terem sede? Eles parecem ter sobrevivido muito bem seguindo os sinais que a evolução colocou em seus corpos", explicou à SPORT LIFE Timothy Noakes, professor de ciência do exercício da Universidade de Cape Town, África do Sul, um dos maiores especialistas do mundo em hidratação e autor do livro Lore of Running, considerado uma espécie de Bíblia do esporte. "O homem evoluiu como um beberrão que está em atraso. Isso nos deu uma vantagem biológica: nossos ancestrais podiam caçar em condições áridas sem terem de beber a cada poucos minutos. Como levava entre 4 e 6 horas para caçar um antílope em temperaturas altas, tivemos de aprender a ser capazes de 
correr aquele tanto sem beber muito. Por isso, evoluímos para atrasar a nossa necessidade de beber até o jantar, quando podíamos corrigir todas as perdas do dia."


Veja matéria completa: Sport Life