9 de julho de 2010

Mulheres ganham nova fórmula para frequência cardíaca

Estudo americano diz que, nas mulheres, os batimentos máximos por minuto são menores do que nos homens. Tabela de 40 anos atrás não orienta eficientemente.

A fórmula clássica para calcular a frequência cardíaca (batimentos por minuto) máxima e nortear exercícios não serve para mulheres. É o que concluiu um grupo da Universidade Northwestern, em Chicago, que há 18 anos estuda o coração do público feminino.

Há 40 anos, a frequência cardíaca máxima (FCM) é definida por uma conta simples: 220 menos a idade da pessoa. O resultado condiz com o que foi observado em pesquisas populacionais.

O problema é que a participação de mulheres nessas antigas pesquisas era mínima. Por isso, os dados não são precisos, diz a coordenadora do novo estudo, a cardiologista Martha Gulat.

Em entrevista a Folha, Gulat diz que a fórmula deve se tornar padrão. "Não somos "homens em tamanho menor", e até hoje não havia dados sobre mulheres em relação à frequência cardíaca. Fizemos um grande estudo e as evidências são muito fortes.

"Publicado no "Circulation", da Sociedade Americana do Coração, o estudo incluiu 5.500 mulheres. E concluiu que a FMC da mulher é entre oito e dez batimentos/ minuto menor do que a do homem da mesma idade.

"Sabendo sua FCM de forma precisa, a mulher pode atingir os objetivos pretendidos com o treino", diz Gulat.

A maior dificuldade, segundo Gulat, é fazer o cálculo: 206 menos 88% da idade. "Uma calculadora resolve. Estamos preparando um aplicativo para iPhone e internet", conta ela.

3 comentários:

Corredora Amadora disse...

Oi Claudia, aproveito para lhe desejar ótimo retorno ao nosso mundo, e dizer que seu blog foi um dos primeiros a me impulsionar a correr mais e mais e, a criar meu blog. Quanto ao post, os estudos às vezes demoram para serem refeitos e incluirem faixa etária, sexo entre outros, mas o estudo de nossa própria evolução no momento do ápice de nossa fadiga, é que nos permite avaliar o que é verdadeiro ou falso. Nossos propósitos pessoais é que nos oferece o resultado mais preciso de tudo. Parabéns pela sua retomada, tbm passei por fases e fases por essse mês de junho que, Graças à Deus passou, mas vamos q vamos em busca de nossos propósitos e estatísticas próprias.
Ah, tem uma meia maratona em São Gonçalo no dia 25 de julho, sendo esta, corrida de revezamento, 10,50k para cada, caso não esteja inscrita em outra, venha para São Gonçalo, tenho convites com Kit e tudo para 5 duplas.Fique com Deus e bons treinos.

MarLee disse...

Legal, gostei do post...
sombora correr
\o/ eeeeeeeee move
www.marleemove.blogspot.com
Twitter:@marlipalugan

Cláudia disse...

Oi, Carla!

Obrigado por me convidar para a Meia de São Gonçalo, mas infelizmente estarei viajando...

Valeu pelo comentário! Abraços e bons treinos!