31 de maio de 2009

Mizuno 10 Milhas

Olá Amigos! Desculpem-me a ausência nessas últimas semanas. Pois, em virtude da minha péssima performance na Meia Maratona da Barra resolvi fazer uma avaliação física para identificar o estado atual do meu condicionamento físico tanto muscular como cardiorespiratorio e também um check up médico. Isso ocupou todo o meu tempo.

Hoje aconteceu no Aterro do Flamengo a Mizuno 10 Milhas, corrida com distância de 16,09 km para a categoria individual e 8,045 para as duplas. Eu fiz o percurso de 16,09 km. A largada foi tranquila e a organização muito boa. Iniciei a prova um pouco forte, pois o clima parecia perfeito e o sol não estava escaldante. Fechei os 8km em 46 minutos. Como sempre o Aterro foi se transformando numa estufa provocando uma grande sensação de abafamento. Logo, conclui o restante do percurso num trote bastante confortável, eu ainda, prentendia correr mais alguns quilômetros como parte do meu treino para a maratona. No caminho encontrei com o amigo virtual Jorge Cerqueira, porém para não atrapalhar o seu treino resolvi continuar correndo... Foi uma ótima prova e um bom treino!

Jorge, Eu e Thaís
Concluindo o percurso de 16, 090 km
Distância: 16,090 km
Tempo: 1h 43'16"
Pace Médio: 6,23
Local: Aterro do Framengo, Rio de Janeiro

18 de maio de 2009

Meia Maratona da Barra

Ontem, dia 17 de maio aconteceu a Meia Maratona da Barra, competição de 21,1 km com um percurso totalmente plano pela orla da do Recreio até a reserva da Barra. Foi uma corrida espetáuclar com mar na ida e a belíssima área verde da reserva do outro.

A retirada de chips foi tranquiala e a largada aconteceu às 08:30 sem atropelos, saindo da Praça Tim Maia, no Recreio, com trajeto pela orla até o emissário submarino e retornando pelo mesmo percurso. O legal foi a largada e chegada no mesmo lugar!

Comecei bem a corrida e fechei os primeiros 10 km em 00:58:43, mas infelizmente como alguns corredores travei uma batalha interna durante a prova... Tive que dividir as forças entre manter o corpo sob grande esforço físico e a mente concentrada em não desistir. Não consegui trabalhar bem a relação corpo versus mente, e logo a sensação de cansaço extremo foi me consumindo e facilmente apareceram as dores, juntamente com a vontade de desistir e sentar bem ali no asfalto. Felizmente não me entreguei e com incentivo de alguns amigos corredores prossegui e completei o percurso em 02: 27:16.

Preciso trabalhar melhor esse dualismo corpo e mente, buscando alternativas para manter o corpo e a mente em equilíbrio nos próximos desafios.



13 de maio de 2009

Maratona - Os limites da resistência humana

Correr os 42.195 metros de uma maratona já foi considerado como o maior limite da resistência do ser humano. O significado quase místico dessa prova originou-se com a desventura do soldado grego que morreu após percorrer tal distância.



Nas últimas décadas, correr uma maratona deixou de ser uma prerrogativa dos heróis para se tornar um desafio ao alcance da grande maioria dos indivíduos saudáveis, mesmo que de idade já mais avançada. Esta afirmação pode parecer um tanto exagerada, porém existem inúmeros exemplos que fortalecem esse ponto de vista. Um dos casos mais convincentes é o de um americano que foi submetido à um transplante cardíaco e após um período de reabilitação e treinamento tornou-se capaz de completar a Maratona de Chicago! Vale destacar que o doador do coração não era nenhum maratonista!

A capacitação de um indivíduo para correr uma maratona nunca deverá ter, no entanto, uma iniciativa sem o devido respaldo de uma competente retaguarda de orientação médica e de preparação física por parte de profissionais competentes, para assegurar que o desafio não termine em tragédia.

Para se ter uma idéia do que significa correr uma maratona, podemos relacionar alguns indicadores fisiológicos das exigências a que o organismo é submetido durante a prova: 1) Para correr os 42 Km, um indivíduo irá gastar cerca de 2.500 calorias, ou seja, mais do que o gasto calórico correspondente às 24 horas do dia do indivíduo normal. 2) Durante a prova, dependendo da temperatura e umidade do ar, um corredor de maratona perde de 1 a 2 litros de água por hora, o que indica uma necessidade absoluta de ingerir líquidos durante a corrida. Mesmo com a reidratação, é comum uma perda de 3 a 4 kg de peso. 3) Em função do enorme gasto de calorias, o principal combustível energético dos músculos, o glicogênio muscular é praticamente esgotado após a corrida, o que exige uma dieta de recuperação principalmente rica em carboidratos.

Como se vê, correr uma maratona, apesar de ser um desafio ao alcance de um indivíduo saudável, exige realmente toda uma preparação adequada e sobretudo uma adaptação progressiva do organismo para suportar as exigências da prova.

Esse desafio, que parecia ser o limite da resistência humana na época da Grécia Antiga, hoje em dia adquire uma outra dimensão quando se vê um triatleta correr os 42 Km após ter nadado 10 km e pedalado 120 km!


por Prof. Dr. Turibio Leite de Barros Neto
Fonte: Corpo Perfeito

3 de maio de 2009

Circuito Eco Run

Domingo lindo de sol e mais uma vez vamos para uma corrida no Aterro. É a Eco Run, uma corrida excelente com trajetos de 5 km e 10 km e com muito verde e intervenções planejadas para causar o mínimo de impacto e inspirar práticas social e ambientalmente responsáveis. Mas, esse ano senti falta das mudinhas de plantas!

Eu, Ricardo Cruz, Thais, Ricardo e Rita largamos bem tranqüilos, sem forçar, mantendo cerca de 7,0 km/h. Mantivemos esse ritmo nos três primeiros quilômetros. Eu e Thais começamos a ultrapassar corredores mais lentos e impor um novo ritmo a corrida. Apesar de milhares de corredores a pista estava bem espaçosa e logo fomos ganhando quilômetros e quando percebemos já estávamos virando o 7º km. Não resistimos e apertamos um pouco mais na tentativa de concluir a prova abaixo de 1 hora. Tempo final 01:00:58.25 e pace médio 00:06:06.

Uma excelente corrida, bastante posto de hidratação com água bem geladinha e na garrafinha o que achei muito bom... Porém um dos maiores defeitos é que os corredores tanto de 5km como de 10 km largam juntos e percorrem o mesmo percurso durante todo o tempo. Isso atrapalha o desenvolvimento dos corredores de 10km uma vez que os de 5km impõem um ritmo bem mais veloz.

Valeu pela corrida! E pela maravilhosa companhia dos Amigos. Vamos para mais um desafio!

Eu e Rita na árvore de material recliclável

Gustavo, Eu e Rita. Vamos alongar!

E haja equilíbrio...

A conquista! Etapa concluída e mais um medalha.