24 de fevereiro de 2009

Você deveria alongar antes do exercício?

Aproveitei a cidade vazia em virtude do carnaval e fiz um treino pela orla de Niterói e, pude perceber que muitos atletas têm como rotina, se alongar antes de começarem o exercício apesar de estudos indicarem que a melhor hora para alongar-se é depois dos treinos. O alongamento regular antes da prática esportiva pode contribuir para o aumento da flexibilidade e diminuir o risco de lesões. Mas, será que essa prática é necessária para todos os exercícios? Será um perigo ou vantagem?

Infelizmente não há nenhuma resposta simples para essas perguntas. O que podemos dizer é que não há nenhuma evidência científica sólida de que o alongamento, principalmente aquele realizado um pouco antes do exercício, tenha quaisquer benefícios. Mas também podemos dizer que não há nenhuma evidência sólida de que o alogamento vá causar danos. Além disso, há uma longa tradição médica e de técnicos que recomendam o alongamento antes do exercício, que não deve ser ignorado. Portanto, os atletas que querem evitar a lesão podem ou não beneficiar-se do alongamento como componente chave do aquecimento antes do exercício.

A DECISÃO É SUA!
O artigo publicado pelo Instituto Gatorade reúne os resultados das pesquisas mais recentes sobre alongamento, flexibilidade e aquecimento. Dê sua opinião, comente, faça críticas e ajude-nos a entender melhor essa polêmica!

3 comentários:

Carlos Lopes disse...

parabéns pelo post. abraços

Jorge disse...

Bom a revista Contra Relógio publicou ano passado que tem um estudo cientifico que alongar antes de correr causa lesão, há muitas controvérsias sobre o assunto, mais quer saber a minha opinião, desde que eu comecei a correr eu faço antes e depois e nunca me aconteceu nada.
Parabéns pela matéria.
Bjsss

Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.blogspot.com

Cláudia disse...

É jorge, realmente existe muita polêmica sobre o assunto e os pesquisadores ainda não conseguiram obter um consenso... Por isso, a opnião dos atletas se torna muito importante!
Eu quase não alongo antes, acabo sempre saindo de casa atrasada e num trote leve!
E você, dê a sua opnião, conte pra gente o que faz...

Abraços