18 de fevereiro de 2009

Prepare o corpo para a maratona de folia

Pular e dançar os quatro dias de carnaval requer muito preparo físico e animação dos foliões. O carnaval, para quem realmente gosta, sempre exige bastante disposição e ótima condição física. Pois, só o fato de quebrar a rotina e exigir dos músculos muito mais do que estão habituados a se exercitar já justifica cuidados. A nutróloga, cosmiatra e profª da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, Mercedes Granja e o profº de educação física da USP, José Alberto Aguilar Cortez trazem algumas dicas de como preparar o corpo para essa maratona.

É importantíssimo cuidar da alimentação durante os dias de farra. Mercedes Granja, afirma que na bagagem deve constar um cardápio leve. “Frutas, verduras e legumes são ótimos, principalmente os que fornecem nutrientes à pele, com propriedades antioxidantes, como a cenoura e a alface. Nessa época, não ingira alimentos calóricos como churrascos e a famosa feijoada. É preciso ter atenção com produtos do mar: peixes, camarão ou ostras. E, se possível, evitar alimentos vendidos em barracas de rua, como os cachorros quentes, hambúrgueres e lanches com maionese. Os mais acessíveis são também os mais perigosos”, alerta.

Hidratação é outro cuidado indispensável. Tomar bastante água e evitar excesso de bebida alcoólica. Bebida ingerida em excesso pode gerar desidratação - fique atenta! “Uma sugestão aos foliões é intercalar os copos de cerveja com água para repor o líquido perdido durante a festa. Uma boa dica para hidratação é a ingestão de água de coco ou isotônicos. Nunca tome bebidas alcoólicas em jejum, mesmo se resolver acordar às 6 horas da tarde. Se possível evite as destiladas, não misture tipos diferentes e tome cuidado com os exageros”, orienta Mercedes Granja.

No dia seguinte, ao acordar, antes do banho, faça alguns exercícios de alongamento na cama. Durante 10 a 15 minutos espreguice, alongue os músculos das pernas, depois dedique algum tempo para um banho morno. O resultado é excelente, afirma José Aguilar Cortez.

Outra dica é respeitar os limites, não resistir quando a vontade de repousar aparecer. O sono é um importante aliado quando precisamos recuperar energia para brincar sem problemas.

Para aqueles que vão sair atrás do trio elétrico é preciso se proteger do sol aplicando protetor solar a cada duas horas. Para peles morenas, é recomendável o fator 15 e para as mais claras, o de 30. Fatores acima de 30 não representam uma verdadeira vantagem, pois não há ganho significativo em termos de porcentagem de proteção. O importante é a reaplicação a cada duas horas ou sempre que transpirar muito ou tomar banho de mar e piscina, explica a cosmiatra.

Para agüentar a maratona do carnaval, seja na avenida, atrás do trio ou no baile de gala siga as recomendações e caia na folia.


7 comentários:

Paulo Sérgio de Araújo disse...

Menos álcool e mais kms..né Claudia?
Bom carnaval a todos e nãom deixem de visitar meu blog http://maratona160min.blogspot.com/
abços

Xampa disse...

Carnaval !?! Vai ser em santa paz, espero.
Ah, vou levar o tenis para correr.
A minha esposa vai me chamar de maluco, já estou vendo..,. risos .

Carlos Lopes disse...

O meu Carnaval será com muito frio...

Jorge disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Claudinha boas as dicas, mais se os foliões não forem corredores eu duvido que eles não cometam esse pecado de beber ou comer nas barracas de ruas...
Se vc for brincar carnaval, brinque mais com moderação hein.
Bom eu não brinco, prefiro viajar ou treinar mais dessa vez não vai dar para fazer nenhum dos dois nos dias de carnaval estarei domingo de svc no quartel. Tudo isso em prol da segurança da nação...rsss...
Bom carnaval.
Bjsss

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.coom

Cláudia disse...

Oi, Pessoal!!!
Tem gente que curte pular Carnaval e gente que não. Gente que acha o máximo toda a bagunça e gente que só quer sossego. O que não pode deixar de acontecer é não aproveitar essa época para fazermos o que julgamos importante para nosso corpo e nossa saúde e assim tentarmos ainda mais ser felizes, esse é o tempo para trazermos alegria prá dentro da gente e de nosso lar...

Bom Carnaval a todos!!!

Álvaro e Adelaide disse...

Olá Cláudia,
Primeiro: obrigado por visitar o A & A Running (http://aearunning.blogspot.com).
Segundo: parabéns pelo teu blog. Esta muito bom é na categoria de blogs com qualidade e bom texto, a exemplo do "Correndo na chuva", do Bruno Thomaz.
Em meu blog na seção corredores blogueiros relacionarei aqueles blogs que guardam se se preocupam com a qualidade da informação. É o caso do B-Endorfina. Já o inseri como link e passei a ser também o teu seguidor.
Parabéns, mais uma vez, obrigado e ótimos treinos,
Álvaro e Adelaide

Carlos Lopes disse...

Bom Carnaval