7 de fevereiro de 2009

Hidratação para Melhorar os Exercícios

Como em muitos blogs existem comentários sobre a falta de hidratação na corrida Desafio do Cristo, busquei trazer informações a cerca da importância da hidratação para atletas. Vocês podem encontrar os artigos completos no Intituto Gatorade e College of Sports Medicine.

Os atletas deveriam conhecer o valor de sua taxa de suor.

Como a taxa de suor pode variar dependendo do indivíduo, do clima e da intensidade do exercício, os atletas devem medir:

Quanto de seu peso perdem durante o exercício (em gramas)
+
Quanto de líquido ingerem durante o exercício (em mL)
=
A quantidade que DEVEM beber para repor as perdas pelo suor

Pessoas que se exercitam em ambiente ou um ginásio quente arriscam-se a apresentar desidratação. Quanto mais longa for a sessão de exercícios, maior o risco, que também aumenta se houver mais que uma sessão em um dia. A seguir apresentamos algumas orientações sobre como evitar a desidratação e obter o máximo de um treino geral de exercícios:

  • Lembre-se de ingerir líquidos durante o dia. Isso pode ser facilmente realizado, basta pegar uma bebida esportiva logo pela manhã e depois usar bebedouros, geladeiras e bebidas disponíveis em lanchonetes como motivadores para ingerir líquidos durante o dia todo.
  • Hidrate-se!!! Indivíduos ativos devem procurar ingerir pelo menos 500 mL (2 copos) de líquidos, 2 a 3 horas antes do exercício e mais 250 mL (1 copo), 10 a 20 minutos antes.
  • Lembre-se dos carboidratos. Muitas pessoas que se exercitam hesitam em usar as bebidas esportivas durante seus treinos, pois não querem as calorias adicionais. Entretanto, pesquisas recentes mostraram que o consumo da quantidade de carboidratos presentes em uma bebida esportiva durante o exercício pode limitar a ingestão calórica durante o restante do dia.

7 comentários:

Vânia Almeida disse...

Boa matéria!! Se todos os atletas fossem exigentes consigo, com seus treinos acho que o rendimento melhoraria áqueles que estão ruins em seus treinamentos.
Uma ótima semana.
bjos
Vânia

Jorge disse...

Excelente matéria corredora.
Faço de minhas palavras as mesmas da professora Vânia acima que também entende do assunto.
Boa preparação para vc na prova de parati, só te falo uma coisa a corrida lá é muito boa, mais prepare-se que esquenta demais. Pergunte ao Indio Berg.
Boa semana.
Bjsss

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

Cláudia disse...

Vlw, Vânia pelo comentário!

Amigo Jorge, estou me preparandao bastante para Paraty... Eu corri o ano passado e adorei, vou tentar reduzir meu tempo esse ano, pois depois do 10km o amigo Bergh me abandonou, me deixando para trás sentindo o calor...

Ótima semana a todos!

Cris Folgar disse...

Legal a matéria Claudia!
Aqui em Sampa (conhecida como "Terra da Caroa") tá fazendo o maior calor, qdo chega as 16h, caí o maior temporal...mas mesmo assim, não baixa a temperatura...tá muito quente ! Aja água !!
Bjs e boa semana !

Cláudia disse...

Obrigado, Cris! Aki no Rio tb tá mto calor... Tá quase impossível treinar depois das 08:00 da manhã, pois o sol já tá rachando... Haja água prá tanto calor!!!
Boa semana e Bons treinos!!!

Gisele Kessia disse...

Oi Claudia!!!Que privilégio poder trilhar um caminho como este!!!Deus é maravilhoso em criar tanta beleza!

Aproveito para te informar que te indicamos ao prêmio "Olha que blog maneiro"

Beijos

Cláudia disse...

Oi, Gisele! Ainda estou começando no mundo dos blogs e aprendendo cada vez mais com vcs!!!

Agradeço a indicação e no meio de tantos blogs muito bons me sinto lisongeada...

Abraços,