12 de janeiro de 2009

Um dia Especial!

Ontem foi um dia muito especial para mim, pois foi o dia do meu aniversário... E é claro, houve comemoração junto com amigos corredores e não corredores na Cachaçaria Mangue Seco na Lapa, num clima de muita energia e samba de raiz.

São 40 anos de vida e como não poderia deixar... Eu e Vanda comemoramos com uma bela corrida de 12Km, saindo da praia de Icaraí até o Clube Naval. O dia estava perfeito sem sol e com uma suave brisa por todo o percurso. Na subida da estrada Fróes encontramos Graça que nos acompanhou para concluírmos os 4km finais em ritmo de vitória.


Caminhar ou correr é uma verdadeira fonte de juventude. Pesquisadores afirmam que o hábito pode reduzir a idade biológica em até 12 anos.

De acordo com Shephard, estudos sobre a resposta do treinamento aeróbico em pessoas mais velhas mostraram que se exercitar, especialmente com atividades físicas intensas por períodos mais longos, pode aumentar o poder aeróbico. Em realidade, sete estudos sobre este tipo de exercício descobriram que a capacidade aeróbica das pessoas aumentou 25%, o equivalente a 12 anos de perda de forma física.

Baseado nesta revisão, Shephard concluiu que pessoas mais velhas que fazem treinamento aeróbico progressivo podem manter a independência por mais tempo, pelo fato de atrasarem o relógio biológico na perda da forma aeróbica que ocorre com a idade.

A partir dos 40 anos, começa-se a perder massa muscular e diminuir o volume de oxigênio no organismo. As mulheres enfrentam a menopausa e os homens a andropausa, o que pode causar mudanças de temperatura no corpo. Nestes casos, a corrida traz benefícios como aumento da resistência física, permitindo participar de meias maratonas e maratonas em tempo satisfatório.

A corrida e a caminhada estão entre as práticas de exercícios físicos que trazem melhores benefícios à saúde. Aprendendo a maneira correta de praticar e de acordo com seu organismo, trará bom condicionamento físico, perda de peso, aumento da capacidade cardiovascular e respiratória, controle da pressão arterial e também melhora na qualidade do sono e na digestão dos alimentos.

Segundo ainda, uma pesquisa realizada pela Universidade Vale do Rio Verde, os benefícios observados com a prática do exercício físico são muitos e variados. Entre praticantes do sexo feminino, a maior disposição no dia-a-dia foi o primeiro fator mais apontado, com 41% das opiniões, o bem estar vem logo depois, com 31%. Benefícios estéticos com 27%, melhoria da qualidade de vida com 17% e saúde com 13%. Saúde mental, condicionamento físico e sono tranqüilo, também foram benefícios citados pelas mulheres. O que nos evidencia que várias são as melhorias que a prática regular de atividade física proporciona aos seus praticantes.

Então, o que você está esperando aí parado? Vamos correr!

4 comentários:

Ricardo Hoffmann disse...

Ainda que atrasado, parabéns Claudinha!! Saúde e muitos km pra você.

Carlos Lopes disse...

Ola

fico feliz pertencer a sua lista de Blogs, fiz o mesmo no meu blog. parabéns pelo blog,

Vânia Almeida disse...

Oi Claudia,
Chegeui atrasada, mas cheguei!!!
Feliz aniversário!!! Desejo que você tenha muita saúde e pernas sempre fortes para correr, correr, correr...por muito tempo.
Seja feliz, pois a felicidade faz o corpo rejuvenescer sempre.
Parabéns pelo seu dia.

Vânia

Eduardo Acacio disse...

Opa ... meus Parabéns um pouquinho atrasado mas de coração !!!

Felicidades, Saúde, Sucesso enfim tuuuuuuudo de bom !!!

Abraços e Sucesso Sempre !!!