8 de janeiro de 2009

9 Dicas para não se machucar nos treinos

  1. Alterne o tipo de piso. É a melhor forma de descansar tendões, panturrilha e coluna do impacto provocado pela corrida no asfalto.
  2. Não fuja dos alongamentos. Eles devem ser feitos antes e depois dos treinos. E não se esqueça que os membros superiores, como ombros e peitorais, também devem estar bem alongados.
  3. Aqueça e desaqueça em treinos de velocidade e provas. Faça antes um aquecimento (um corrida leve) de pelo menos 5 a 10 minutos e depois do treino ou prova um desaquecimento de 10 minutos.
  4. Braços mais enérgicos nas subidas. Procure equilibrar o esforço movimentando os braços num ângulo de 90 graus e sempre na lateral do corpo.
  5. Cuidado com as descidas. O corpo passa a pesar até quatro vezes mais, podendo machucar seriamente os joelhos. Diminua o ritmo, incline o corpo um pouco para trás e mantenha os braços parados e os cotovelos ligeiramente abertos para dar maior equilíbrio e sustentação ao corpo. Procure rolar o pé no chão, como se estivesse tentando absorver o impacto das passadas.
  6. Respeite os dias de descanso. É importante para recuperar os músculos de um excesso do dia anterior e também prepará-los para um treino mais puxado do dia seguinte. Aproveite esses dias para fazer massagem ou até mesmo uma atividade recreativa na água.
  7. De olho no ponteiro da balança. Se você está fora do peso, cuidado. O impacto das suas passadas vão ser bem maiores e aumentam as chances de lesões.
  8. Fazer musculação é muito importante para prevenir lesão.
  9. Treinar a mente com psicólogo treinado o atleta consegue correr muito bem.

fonte: www.paclub.com.br
Prof°Carlos Martins

O Jorge Cerqueira nos prestigiou acrescentando os dois últimos itens. http://www.jmaratona.blogspot.com/

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