30 de dezembro de 2008

Um Feliz Ano Novo!

Amigos Corredores,

O ano de 2008 está no fim. É hora de traçarmos nossas metas para 2009... Segundo especialistas, correr faz fortalecer ossos, músculos e articulações de membros inferiores e ainda faz melhorar todo o sistema cardiorespiratório.

Então, para motivá-lo a correr, listei algumas dicas que deverão ser observadas antes de iniciar seus treinos:

  • Uma boa postura para correr é muito importante.
  • Corra sempre mantendo seu corpo ereto, cotovelos fletidos em 90 graus ao lado do corpo e mãos relaxadas com palma para baixo.
  • Balance os braços sempre contrários aos movimentos das pernas a cada passada.
  • Faça aquecimento por 5 minutos com uma boa caminhada intensa em seguida pare e faça os alongamentos necessários.
  • Gradualmente vá aumentando a velocidade até sentir sua respiração acelerada, mas não ultrapasse até o ponto que possa ter dificuldades para conversar.
  • Corra por 10 minutos no início e aumente de 1-2 minutos todos os dias até que consiga correr por pelo menos 20 minutos.
  • Verifique sua Frequência Cardíaca e veja se já está em sua Zona Alvo de Treinamento - alguns corredores usam o frequencímetro (Ex: marca Polar) para verificar a F.C , mas em caso de não poder adiquirí-lo, poderá usar a medição manual que é passível de erros.
  • Quando verificar que está em sua Zona Alvo de Treinamento, vá aumentando o tempo de seu treinamento dia após dia. Até chegar em seu objetivo.
  • Após o treinamento , faça um resfriamento caminhando por 5 minutos e em seguida pare e repita os alongamentos do início da corrida .
Eu estou super motivada e minha meta para 2009 e correr minha primeira maratona.

De acordo com o preparador físico Maurílio Santana, treinar para uma maratona exige de você tempo, dedicação e disciplina, é preciso abdicar-se de algumas coisas de sua vida, mas sem ser refém do treinamento, afinal de contas à corrida deve ser antes de tudo um divertimento... Então, vou me divertir!

E você, qual a sua meta para este ano? Pode ser uma prova ou um treino bacana, conte para a gente!

Que venha 2009!

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem se atreve... (Charles Chaplin)

2 comentários:

Carlos Lopes disse...

Vim apenas desejar um Bom ano de 2009

Jorge disse...

Claudinha muito bom este relato e vou torcer para que sua meta seja alcançada em 2009.
Boas corridas amiga.

JORGE